
Gustav Mahler (1860-1911) foi um compositor austríaco muito conhecido por suas sinfonias longas e inquietas. Foi muito influenciado por Wagner e Beethoven, especificamente pela Nona Sinfonia de Beethoven, tida como o ideal de dez entre dez compositores de todos os tempos.
Mahler foi ainda mais longe em sua obsessão por esta obra: para ele qualquer nona sinfonia era um pesadelo. Recordava aos amigos, frequentemente, seu temor. Bruckner, Schubert e Beethoven morreram logo depois de terem concluído suas nonas sinfonias. Era tamanha a ameaça pressentida por ele que, ao concluir sua nona sinfonia, Mahler riscou o título original e inevitável, substituindo-o por outro: A Canção da Terra. Em seguida, começou uma outra obra e chegou a comentar com sua mulher, Alma Mahler: "Agora vou escrever a Décima, porque, na verdade, A Canção da Terra foi a nona". Quando terminou a primeira versão do trabalho, disse, aliviado: "Enfim o perigo passou".
Ironia do destino: aquela que seria a décima sinfonia acabou editada com o título de Nona Sinfonia. Coincidência ou não, Mahler morreu poucos meses depois.
Retirado do livro Três Séculos de Música para Piano
Nenhum comentário:
Postar um comentário