sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mahler e a maldição da Nona Sinfonia


Gustav Mahler (1860-1911) foi um compositor austríaco muito conhecido por suas sinfonias longas e inquietas. Foi muito influenciado por Wagner e Beethoven, especificamente pela Nona Sinfonia de Beethoven, tida como o ideal de dez entre dez compositores de todos os tempos.

Mahler foi ainda mais longe em sua obsessão por esta obra: para ele qualquer nona sinfonia era um pesadelo. Recordava aos amigos, frequentemente, seu temor. Bruckner, Schubert e Beethoven morreram logo depois de terem concluído suas nonas sinfonias. Era tamanha a ameaça pressentida por ele que, ao concluir sua nona sinfonia, Mahler riscou o título original e inevitável, substituindo-o por outro: A Canção da Terra. Em seguida, começou uma outra obra e chegou a comentar com sua mulher, Alma Mahler: "Agora vou escrever a Décima, porque, na verdade, A Canção da Terra foi a nona". Quando terminou a primeira versão do trabalho, disse, aliviado: "Enfim o perigo passou".

Ironia do destino: aquela que seria a décima sinfonia acabou editada com o título de Nona Sinfonia. Coincidência ou não, Mahler morreu poucos meses depois.

Retirado do livro Três Séculos de Música para Piano

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estamos de volta

Depois de dois anos, 7 meses e dois dias, finalmente mais uma postagem no blog. O que aconteceu desde então? Muita coisa. Agora tenho twitter: @guisfonseca e Flickr: http://flickr.com/photos/guifonseca. Quem quiser visitar será bem vindo.

Mais importante de tudo. Teve a Julia, a princesinha do papai. O Bruno continua apaixonado por carros, sabendo mais marcas e modelos do que a maioria dos adultos, mesmo sem saber ler ainda.

Neste tempo vivi o céu e o inferno futebolisticamente falando. Depois do sofrimento de ver o Figueirense cair em 2008, não subir em 2009 e ver o Fluminense quase cair ano passado, neste ano há ótimas chances de ver o Figueira subir e o Flu ser campeão. Dedos cruzados até dezembro...