
Atendendo ao convite de um amigo meu, trilheiro de longa data, resolvi ir com ele e mais dois amigos deles fazer a trilha da Praia do Santinho até a Praia de Moçambique com uma subida ao Morro das Aranhas, voltando pela trilha ao lado das dunas. Conclusão, apesar de 4 horas de caminhada ontem e de precisar um guindaste para conseguir me tirar da cama hoje, valeu muito a pena. Tanto que me empolguei para publicar um post no blog e, ainda, finalmente instalar o Picasa no meu computador, um gerenciador de biblioteca de fotos do Google.
Começamos ontem às 9 e pouco da manhã seguindo pela Praia do Santinho até chegar no costão direito. Passando as inscrições rupestres chegamos numa encruzilhada. Para frente Moçambique, para a direita, subida ao morro das Aranhas. Primeiro fomos ao topo do morro. Mais ou menos uma hora de caminhada para o alto e avante, como diz o Super Homem. A vista lá de cima já teria valido toda a caminhada. Lá do alto avistam-se "apenas" as praias da Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho, Ingleses, Brava, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras. Ainda dá pra ver um pedaço da Lagoa da Conceição e mais as dunas dos Ingleses. Pra começar, está bom. :) Apesar da subida, a trilha na maior parte conta com cobertura vegetal, o que fez que o sol não fosse um incômodo muito grande. Além de o dia estar espetacular, a temperatura não estava muito elevada.
Já o segundo trecho (Santinho-Moçambique), depois de descer o morro e voltar à encruzilhada é praticamente feito sem cobertura vegetal. Por outro lado, ficamos entre o morro, as pedras e o mar que, especialmente ontem, estava de uma cor incomparável.
Mais ou menos no meio do caminho há uma micro-praia-deserta, mas acabamos não descendo até lá. Notal mental: da próxima vez, descer lá e tomar um banho refrescante. A chegada a Moçambique parece um vôo de helicóptero, pois chegamos perto da praia mas ainda bastante alto. Assim, a vista panorâmica da praia é única, diferente de outras praias.
A volta foi feita por trás do morro, numa trilha plana, mas de areia fofa, o que se mostrou um tanto quanto cansativo, mas a visão das dunas e de uma pequena lagoa no caminho (Lagoa das Lavadeiras) compensaram com folga.
Bem, para quem quiser fazer trilhas em Floripa, recomendo com cinco estrelas.
As seleção das fotos está no meu álbum de fotos. Não deixe de ver. Ali está postado um resumo. Quem quiser mais fotos é só avisar.
ps.: o "Projeto Canadá" não está esquecido. Prometo postar o resto da viagem ainda neste século :)
Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário